Evita

segunda-feira, outubro 23, 2006

Braga paga factura da falta de dinâmica cultural

Braga perdeu para Guimarães a capital europeia da cultura por “falta de credibilidade das iniciativas culturais do município, da política cultural do município e dos próprios protagonistas que lideram o município”. É a leitura do líder da concelhia do PSD, Ricardo Rio, que considera que o município deve criar as bases para sustentar uma capital nacional da cultura.

O líder da comissão política de Braga do PSD, Ricardo Rio, percebe a escolha de Guimarães para partilhar o estatuto de capital europeia da cultura em 2012, mas crítica o presidente do executivo municipal de Braga que apresentou a candidatura bracarense como “irrefutável” e como certa, em diferentes ocasiões.Ricardo Rio considera que todos os bracarenses estão a pagar o pecado camarário da “falta de dinâmica cultural”.Ao contrário de Braga, que formalizou uma dupla candidatura a capital nacional/europeia da cultura, Guimarães nunca apresentou sequer, em termos oficiais essa intenção” aponta o líder da concelhia do PSD.Mesmo assim, o governo entendeu que “em Guimarães, há efectivamente uma dinâmica cultural da Câmara”.Sem desvalorizar as razões da escolha de Guimarães, Ricardo Rio revê na decisão do Governo a “falta de credibilidade das iniciativas culturais do município, da política cultural do município e dos próprios protagonistas que lideram o município”.O distanciamento do Ministério da Cultura ficou patente quando “aligeirou” responsabilidades na gestão do Theatro Circo, remetendo a decisão para a Câmara, argumenta o líder da oposição.Que papel resta a Braga depois de ter perdido o papel principal? Ricardo Rio pergunta ao mesmo tempo que responde “o de actor secundário”, associando-se ao evento através da cedência de espaços.O líder concelhio do PSD subscreve a intenção manifestada pela Câmara Municipal de Braga, em comunicado, de se associar a Guimarães capital europeia da cultura, aproveitando a proximidade geográfica e vê vantagens para a cidade vizinha que pode conferir mais dimensão ao evento e aproveitar outras infraestruturas.Mesmo assim, Ricardo Rio diz que esta abertura da autarquia bracarense acaba por “dar todas as razões à Universidade e ao seu reitor quando defendeu uma região capital do conhecimento e da cultura”.O presidente do PSD/-Braga defende que Braga deve “exigir” ser capital nacional da cultura, no quado de um modelo reformulado “para deixar de ser o fracasso que tem sido”. Mas tem que criar “fundações” para defender essa objectivo e “não basta a reabertura do Theatro Circo para se falar de uma política cultural em Braga”.

(in Correio do Minho - 12 Outubro)

5 Comentários:

  • Às 10:43 PM , Blogger Rogeriomad disse...

    Podem falar o que quiserem...

    Braga e Coimbra, em termos de oferta cultural não se comparam a Guimarães!

    A oferta cultural vimaranense é variada...
    Ocorre regularmente actividades e espectáculos relacionados com o teatro, dança, música, cinema...

    Para além disso...
    -Guimarães tem um cineclube dinâmico (com 6/7 sessões por mês);
    -Tem uma instituição chamada "Oficina";
    -Tem a Tempo Livre (explora o Multiusos);
    -Academia Valentim MOreira de Sá;
    -C.A.R. - Círculo de Arte e Recreio;
    -etc...

    Quando olhamos para a uma agenda cultural de Braga, não se percebe bem o que vai ocorrer na cidade. Colocam todo o tipo de eventos que mais parece uma salada russa...

    Guimarães na minha opinião só precisa de resolver o destino a dar aos antigos espaços culturais da cidade, o Teatro Jordão e Cinema de S. Mamede. Para quando a sua revitalização? Ou reciclagem para outro uso?

    Se realmente optarem por Guimarães para a Capital Europeia da Cultura, penso que é a mesmo a melhor escolha.

    Braga terá que fazer muito mais, não só em termos culturais, mas também, em termos urbanísticos...
    Um exemplo...
    Uma capital Europeia da Cultura com um McDonalds em plena praça central?

     
  • Às 7:26 PM , Blogger Eva Sousa disse...

    Como eu concordo ctg romeno!!! :) Nunca questionei a escolha de Guimarães para cpaital europeia da cultura. De facto Braga, mais nomeadamente a CMB, não tem uma dinamica cultural que sobressaia ao ponto de poder vencer uma candidatura desse nivel. Este art. fala sobre isso mesmo.
    A cultura apresenta-se em Braga sobre as mais variadas formas. No entanto, grande parte delas não são aproveitadas para dinamizar a actividade cultural da cidade. Temos uns quantos exemplos disso mesmo aqui na UM... :)
    "todos os bracarenses estão a pagar o pecado camarário da “falta de dinâmica cultural”"
    "Braga deve “exigir” ser capital nacional da cultura, no quado de um modelo reformulado “para deixar de ser o fracasso que tem sido”. Mas tem que criar “fundações” para defender essa objectivo e “não basta a reabertura do Theatro Circo para se falar de uma política cultural em Braga”."
    Achpo que estes excertos deixam bem claro aquilo que eu penso... :)
    Parabéns a Guimarães. Tenho a certeza que irá fazer um excelente trabalho!

     
  • Às 1:40 PM , Blogger Rogeriomad disse...

    sei... o que escrevi não foi uma reposta ao artigo... mas sim responder ao que vi na imprensa sobre este assunto...

    Daí tb incluir Coimbra logo no inicio! Porque o "povo de Coimbra tb veio prá rua" dizer que mereciam seres eles... etc... etc... Algumas entidades de braga tb o fizeram... la la la...

    Enfim...

    Depois de Lisboa... Porto... porque teria de ser Braga ou Coimbra? Por serem capitais de distrito?

    Até Évora ("mais pobrezita") tinha melhores condições para se tornar capital europeia da cultura!

    Quanto ao Capital Nacional da Cultura... Coimbra que já teve este título e não o soube aproveitar! (na minha opinião) Braga para o ser... deve mesmo mostrar muito mais!
    Cultura em Braga... só mesmo a cultura académica!

     
  • Às 1:45 PM , Blogger Rogeriomad disse...

    sei... o que escrevi não foi uma reposta ao artigo... mas sim responder ao que vi na imprensa sobre este assunto...

    Daí tb incluir Coimbra logo no inicio! Porque o "povo de Coimbra tb veio prá rua" dizer que mereciam serem eles... etc... etc... Algumas entidades de braga tb o fizeram... la la la...

    Enfim...

    Depois de Lisboa... Porto... porque teria de ser Braga ou Coimbra? Por serem capitais de distrito?

    Até Évora ("mais pobrezita") tinha melhores condições para se tornar capital europeia da cultura!

    Quanto ao Capital Nacional da Cultura... Coimbra que já teve este título e não o soube aproveitar! (na minha opinião) Braga para o ser... deve mesmo mostrar muito mais!
    Cultura em Braga... só mesmo a cultura académica!
    (tb não conheço Braga a fundo. Mas se a mensagem cultural bracarense não chega a Guimarães é porque não vale a pena...)

     
  • Às 1:47 PM , Blogger Rogeriomad disse...

    ops! tentei apagar a primeira mensagem mas não o consegui. Desculpa-me a duplicação.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial