Evita

sábado, dezembro 30, 2006

Bomboémia regressam à Galiza


Após duas actuações no início do ano de 2006 em Monforte de Lemos (Galiza), o Grupo de Percussão da Universidade do Minho, Bomboémia, foi novamente convidado a estar presente na tradicional Cabalgata de Reyes. São mais de 15000 pessoas que querem ver os Reis Magos desfilar nas principais artérias de Monforte juntamente com mais de 3000 figurinos, entre eles os "Naranjitos".

Integrado no desfile de reis da cidade espanhola de Monforte de Lemos, dia que em Espanha é celebrado com pompa e circunstância, os Bomboémia foram convidados pelo Alcaide Severino Rodriguéz Díaz a estarem presentes na animação do cortejo que decorre no dia 5 de Janeiro de 2007 nas principais artérias da cidade que é banhada pela “ribeira sagrada”.

Não é a primeira vez que os Bomboémia participam neste desfile. Aliás, a boa prestação do grupo no ano passado levou a que a organização os convidassem novamente.

Para muitos são o grupo mais animado da Cabalgata. Bem dispostos, seja de noite ou de dia, em Monforte já um provérbio popular que diz, após tradução do google:


Reis Magos são três
Baltazar, Gaspar e Melchior
Mas na Cabalgata há mais um
Bomboémia, o Rei maior

Melchior era o rei da Pérsia, Gaspar o rei da Índia e Baltazar o rei da Arábia. Em hebreu, esses nomes significavam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea). Agora existem os Bomboémia que são tugas e o seu reinado, pintado de laranja, comanda a percussão universitária (também são o único grupo do género no meio académico) e a sua tradução é universal IRREVERÊNCIA.

Após algumas viagens por Espanha, este grupo de percussão da Universidade do Minho começa a ganhar uma razoável projecção na vizinha Galiza. A alegria universitária deste grupo, juntando os ritmos e dinâmicas das coreografias de rua e uma razoável musicalidade acima da média, tornam os Bomboémia um grupo que deixa marcas e convence, o que já lhes valeu em Espanha a alcunha de "Naranjitos".





1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial