Evita

sexta-feira, outubro 27, 2006

Theatro Circo é inaugurado hoje

O Theatro Circo é inaugurado hoje, às 18 horas, com uma cerimónia em que participa a ministra da Cultura. Isabel Pires de Lima assiste também ao concerto inaugural da Orquestra Sinfónica Nacional Checa, pelas 21,30 horas. Ontem, Mesquita Machado convidou os jornalistas para uma visita guiada à casa de espectáculos e afirmou que “está ao nível das melhores do mundo”.
Quase sete anos depois de se terem iniciado as obras, o Theatro Circo é “devolvido” hoje à cidade de Braga. A cerimónia de inauguração está agendada para as 18 horas, com a presença da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. O concerto inaugural, com a Orquestra Sinfónica Nacional Checa, começa às 21,30 horas e é apenas para convidados.
A pouco mais de 48 horas da inauguração, Mesquita Machado convidou ontem os jornalistas para uma visita guiada ao Theatro Circo. Foi a oportunidade para o presidente da Câmara Municipal de Braga garantir que o Theatro Circo “é hoje uma das melhores casas de espectáculo do mundo”. ( Ai sim?? Então porque não fazer lá um 1º de Dezembro, um FITU, um CELTA, TROVAS ou Magna Augusta?? Era capaz de ser uma ideia interessante!! )
Ontem, já pouco havia para fazer e tratava-se dos últimos detalhes (lá está... Os dourados!! É preciso ter cuidado!! ) para que tudo esteja perfeito na inauguração: limpava-se o pó, aspiravam-se as carpetes (estas sim!! de qualidade!!! Made in Braga! hehehe :) ), penduravam-se as cortinas de veludo, testava-se o som e a luz (cujos sistemas são do mais avançado e tecnológico que existe no mundo) (Ora ainda bem, assim já não se gasta dinheiro com aluguer de material!!!).
No final da visita, Mesquita Machado não escondeu “uma certa emoção”, ( pode ser que no 1º de Dezembro também se emocione com as nossas serenatas!! Olhe que costumam ser muito bonitas!! ) por ter constatado que “valeu a pena todo o investimento que o município de Braga fez no sentido de devolver o Theatro Circo à cidade, com novas valências, e recuperando a sua traça original” ( À cidade!! O que inclui Universidade do Minho!! ).O autarca não quis falar em números, pois as contas das obras só ficam fechadas daqui a uns dois ou três meses (Se forem como as do Estádio... Upa upa!! Puxadote!! ). Mesquita sublinhou que a requalificação do Theatro Circo é a maior obra em termos de infraestruturas culturais que se fez na cidade de Braga, pelo menos desde 1915, data em que o Theatro Circo abriu ao público.( Béu béu béu... Pardais ao ninho....)
Em clima de festa, Mesquita Machado não quis comentar o facto do Theatro Circo não receber apoios directos para a programação por parte do Ministério da Cultura. ( Não se preocupe Sr. Presidente!! A Academia terá todo o gosto em dar lhe uma mãozinha!!) Porém, não resistiu a admitir que “o Ministério da Cultura investe em espectáculos culturais em grande força em Lisboa e no Porto, mas esquece-se das outras cidades” (Ora pois... Parece que já sabemos o que é ser colocado à margem...). Certo é que não é pela falta de apoios directos do Ministério da Cultura que o Theatro Circo vai deixar de apresentar grandes espectáculos (Como aqueles que costumam encher o PEB?? Sim... aqueles festivais!!).

Programação está quase esgotada até ao final do ano

Mesquita Machado mostrou-se muito satisfeito pelo facto de estar praticamente esgotada a lotação disponível para quase todos os eventos programados até final deste ano para o Theatro Circo. ( Mas e o 1º de Dezembro??)
Além do concerto inaugural, exclusivo para convidados, e do concerto para o grande público, amanhã às 21,30 horas, a administração do Theatro Circo conseguiu ainda contratar um espectáculo-extra, na tarde (17,30 horas) deste mesmo dia, também ele com ingressos disponíveis apenas a partir de algumas reservas eventualmente não consumadas.
Além da Orquestra Sinfónica Nacional Checa, que homenageia em Braga ( Ai sim?? É preciso virem cá os checos homenagear a cidade?? Alguém se lembra das serentas feitas pelas Tunas da UM?? ) o grande compositor Nino Rota, estão programados os espectáculos de Chico César/Quinteto da Paraíba (31 de Outubro), “Monges Tibetanos do Mosteiro Tashi Lhumpo” (2 de Novembro), Al Di Meola (3 de Novembro), “Crianças ao Poder I” (5 de Novembro), “Turning” - Antony and the Johnsons/Charles Atlas (10 de Novembro) e Patrícia Barber (11 de Novembro).Destacam-se igualmente os espectáculos “O Buraco” - Companhia de Teatro de Braga (17 a 26 de Novembro), Jhelisa (17 de Novembro), “Patu Fu” /Manuela Azevedo (23 de Novembro), “As Mulheres da Minha Vida” – António Fagundes (29 de Novembro), Lisa Germano (29 e 30 de Novembro), “Moonchild” – John Zorn, Mike Patton, Trevor Dunn e Joey Baron (4 de Dezembro), ( Ui!!! E o 1 de Dezembro onde fica?? Esqueceram-se!!) “A Naifa” (7 de Dezembro), “Noites de Fados” (15 e 16 de Dezembro), “Crianças ao Poder II” (19 de Dezembro), e “Histórias do Dia e da Noite” (21 e 22 de Dezembro).

1 Comentários:

  • Às 12:44 PM , Blogger Unknown disse...

    A minha visão do concerto de 29 de Novembro em Braga e fotos no Som Activo. Boas leituras!

    E também há do Antony!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial